Segue-nos no Instagram!

Queres receber todos os conteúdos novos?

Icone Sonia white

Liga-te à Natureza

&

Cuida de Ti

com a Sónia Ribeiro

artigo

10 de janeiro

Toma um banho... de floresta!

“Banho de Floresta” ou Shinrin-yoku é, pura e simplesmente, tomar um banho de imersão no ambiente da floresta através da ativação dos cinco sentidos. São os 5 sentidos que devem ser exercitados, de forma consciente, durante a prática de Shinrin-yoku.

 

Onde está a tua mente? Foca-te no “aqui e no agora”, caminha de forma suave e consciente da tua localização no tempo e no espaço. Respira fundo e absorve o que de mais puro a natureza te oferece através dos teus 5 sentidos. Impressiona-te com as diferentes tonalidades de cores da vegetação que te rodeia. Escuta no silêncio, o ruído dos pequenos galhos que se partem debaixo dos teus pés, o vento a sacudir ramos e folhagens, o chilrear dos pássaros. Procura um espaço agradável entre as árvores. Senta-te na terra. Disfruta dos sabores intensos da fruta colhida no momento. Inala os melhores perfumes naturais. Abraça várias árvores e sente as texturas de cada tronco.

Agradece por fazeres parte da Natureza! É assim que se pratica Shinrin-yoku!

Simples? Para os japoneses, é simples… e uma prática habitual. O Shinrin-yoku é uma forma de medicina preventiva, fortemente incentivada pelo governo japonês e sustentada por evidências clínicas consistentes. Apesar da grande maioria dos japoneses ter uma vida quotidiana urbana caótica em cidades como Tóquio ou Osaka, o Japão é também um dos países mais verdes do mundo com dois terços do país coberto por florestas. O “arquipélago verde” tem milhões de praticantes de Shinrin-yoku que, por sentirem os efeitos diretos na sua saúde, o praticam de forma regular e consciente.

No entanto, para os seres urbanos ocidentais do século XXI, praticar Shinrin-yoku não é assim tão simples. Implica uma forte vontade de transformação dos hábitos de vida citadinos acelerados, impostos pelas sociedades modernas de espaços fechados, artificiais e tecnológicos.

Como consequência deste estilo mais recente de vida do ser humano do seculo XXI, desconectado com a Natureza, surgem patologias associadas ao stress como a ansiedade, a insónia e os ataques de pânico. O impacto destas doenças levou à promoção de estilos de vida mais saudáveis e ambientes citadinos com mais espaços verdes e menos carros.

Trazer a natureza para as cidades tem, sem dúvida, um impacto significativo na saúde e bem-estar dos seres urbanos. Mas, mais do que tudo, é importante alertar que um estilo de vida verdadeiramente saudável implica reaproximarmo-nos da Natureza. Os seres humanos, enquanto espécie, evoluíram na Natureza e viveram em interdependência com ela durante 99,99% do tempo. Já no ambiente urbano, passaram menos de 0,01% da história da espécie humana. A relação entre os seres humanos e a Natureza é um todo interativo e inseparável. É tão importante passar tempo na Natureza quanto uma dieta equilibrada ou o exercício físico regular. Uma sessão de duas horas de imersão na atmosfera natural da floresta, faz com que o ritmo acelerado abrande, o que abre a porta ao relaxamento e reequilíbrio.

A investigação científica sobre a relação entre a floresta e a saúde humana iniciou-se na década de 1980 e tem, atualmente, já vários benefícios comprovados por evidências clínicas, dos quais se destacam os seguintes:

  • Diminui o stress
  • Melhora a saúde metabólica e cardiovascular
  • Diminui os níveis de açúcar no sangue
  • Melhora a concentração e a memória
  • Alivia a depressão
  • Melhora o limiar da dor
  • Melhora a energia
  • Reforça o sistema imunitário

Adotar um estilo de vida natural e saudável começa quando se sincroniza o ritmo de vida dos seres humanos do século XXI com os ciclos da Natureza, quando se reajusta o estilo de vida citadino, constantemente ocupado, para usufruir de mais tempo passado na Natureza. Respirar fundo e absorver o ar puro de cada estação, a energia de cada estação. Desconectar e ganhar silêncio.

 

Acertar o passo com a Natureza é ser saudável de raiz!

Sobre a Sónia:

É Especialista de Medicina Tradicional Chinesa.

Na sua prática clínica, as suas ações alinham-se no sentido de reequilibrar corpo-mente para atingir o resultado terapêutico esperado, e facilitar o desenvolvimento da consciência e da escuta interna.

 

Icone Sonia

Aposta na reconexão com a Natureza como Medicina preventiva para o Ser urbano do século XXI.

Pratica o regresso à Natureza. Faz meditação e Qi Gong.

Gosta de planear viagens, eventos e outros projetos… Gosta de escrever e dar asas à criatividade.

Próximo conteúdo

24 de Janeiro

Cuida de Ti

com a Sónia Ribeiro

Fala com a Sónia Ribeiro!

Copyright © 2019 A Reinventora | Web Design & Conteúdos A Reinventora.

Top